Sobre

Fundado em 30 de julho de 1982, por Polan Cassemiro Radecki, seu genro, Vandosvaldo de Oliveira e sua filha, Gabriela Radecki de Oliveira, o Girassol já passou por três gerações da família. Hoje administrado por Rosane Radecki de Oliveira, filha do casal fundador, e Gabriela, a única fundadora ainda viva, ele esbanja prosperidade.

Por estar situado à beira da BR-277 na entrada da cidade, e ser uma das poucas opções de qualidade ao longo dos 600 km da rodovia, o restaurante acabou se tornando um cartão postal de Palmeira. Palmeirenses sabem: ao contar para alguém de fora a sua cidade de origem, é comum ouvir a frase "ah sei, é aonde tem aquele restaurante que serve uma carne na chapa com polenta que é uma delícia?". Mais da metade dos clientes é de fora de Palmeira, de cidades como Curitiba, Cascavel, Guarapuava e União da Vitória. É comum ver pessoas de cidades mais próximas (como Ponta Grossa e Irati) que viajam até Palmeira exclusivamente para almoçar ou jantar no Girassol! Toda essa fama despertou a atenção do departamento de turismo da cidade, que instalou no local um totem de informações turísticas de Palmeira.

Ao longo destes 30 anos, o local passou por quatro reformas, sendo a última a mais significativa delas. Entre 2010 e 2011 toda a área dos bastidores foi modernizada - dos 1200 metros quadrados construídos, 600 estão ocultas do público, abrigando diversas câmaras climatizadas de estoque - uma para cada tipo de alimento, uma cozinha profissional, uma padaria, uma lavanderia, um refeitório para os funcionários e o escritório administrativo. Além da reestruturação física, os procedimentos também evoluiram - o controle de qualidade está mais rígido, desde o recebimento das matérias primas, até a finalização do prato. "Acreditamos que esta última reforma foi um passo importantíssimo para a empresa. A qualidade dos produtos está mais alta do que nunca, agora estamos no nível de grandes restaurantes do país todo.", afirma Mohamad Hajar Neto, gerente de marketing do Girassol.

Há dois anos filiado à ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), participa de diversos eventos de alcance nacional, como o Brasil Sabor e o Bar em Bar, e já esteve presente em publicações como o Guia Abrasel e o Livro do Brasil Sabor - uma das publicações mais vendidas na Fnac.